quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Fantasmas


“… Não conheço os segredos da morte, Harry, porque escolhi uma fraca imitação da vida. Acredito que os bruxos cultos estudem essa questão no Departamento de Mistérios…” – Nick Quase Sem Cabeça (OdF38)
Natureza e essência:
Fantasmas são um tipo incomum de criatura mágica. De algum modo, eles não são criaturas no final das contas, mas particularmente personagens como Harry Potter, Weasley, Hermione Granger, Alvo Dumbledore e todos os outros humanos dos livros. Mas por outro lado, eles também não são absolutamente iguais, com certeza; são semitransparentes e não sólidos.
Apenas bruxos podem se tornar fantasmas depois de morrerem. E então, somente se eles escolherem esse caminho antes de morrer. Eles entram em um estado em algum lugar entre a vida e a morte. Nick Quase Sem Cabeça os descreve dessa forma:
“Os bruxos podem deixar uma impressão deles na terra, deslizar palidamente por onde andaram quando vivos. Mas muito poucos bruxos fazem essa opção.” (OdF38).
Nick explica que os bruxos estudam essa questão no Departamento de Mistérios, que pode ser uma referência ao véu que o menino-que-sobreviveu viu no Ministério da Magia. (OdF35)
Fantasmas podem passar através de objetos sólidos. Eles não comem, mas parece que podem aproveitar toda a eternidade de muitas outras maneiras. Conforme Nick explica a Harry, Rony e Hermione, eles interagem com os humanos. Mas de qualquer forma, é uma interação diferente. Parece que, de alguma maneira, a sua sensibilidade é alterada após sua morte, a começar pelo sua idéia de musical – uma orquestra de trinta serrotes musicais – que é algo bizarro e insuportável aos ouvidos dos humanos. Eles ainda, de alguma forma, parecem se apegar à lugares; alguns (Murta, por exemplo) mais do que outros. Contudo, não é algo que possa ser generalizado.
O Barão Sangrento, fantasma da Sonserina, é evitado pelos demais fantasmas de Hogwarts, que, a propósito, não entram na Casa dos Gritos porque dizem que um grupo muito rude de fantasmas vive lá (contudo, essa é, muito provavelmente, uma história que eles inventaram para sustentar os mitos do lugar).
Enquanto os fantasmas, de um modo geral não afetam o mundo material – as pessoas andam através deles, por exemplo – há algumas exceções. Murta Que Geme pode respingar água para fora do vaso sanitário quando quer para causar barulho com a finalidade de demonstrar como é infeliz, por exemplo.
Um fantasma é muito congelante, e quando um deles atravessa alguém a pessoas sente como se fosse molhada por uma pancada de água muito gelada.
O Ministério da Magia tem certa autoridade sobre o comportamento dos fantasmas. Quando Murta perseguiu Olívia Hornby em retaliação ao modo como ele havia lhe atormentado em vida, o Ministério foi chamado e Murta forçada a retornar a Hogwarts e habitar o lugar da sua morte. (CdF25)

Fantasmas de Hogwarts
Nick-Quase-Sem-Cabeça – Fantasma da Grifinória
É o fantasma residente da Torre da Grifinória e é sempre prestativo aos alunos de sua antiga casa. Em 31 de outubro de 1992 Nick deu uma Festa de Aniversário de Morte nas masmorras e convidou Harry, Rony e Hermione, que passaram pouquíssimo tempo na festa deprimente. Em 18 de dezembro de 1992 Nick foi petrificado pelo basilisco, sendo trazido de volta à normalidade em 30 de Maio de 1993.
Depois da morte de Sirius Black, Harry vai conversar com o fantasma sobre a morte, e ele esclarece que o padrinho do garoto não voltará como fantasma, pois poucos fazem essa escolha. Ele terá “prosseguido”, acrescenta Nick, sem dar maiores explicações do que isso significa.
♦ Barão Sangrento – Fantasma da Sonserina
O Barão Sangrento é o fantasma da Sonserina, evitado pela maioria dos fantasmas e alunos de Hogwarts, também é o único a quem pirraça obedece. Vaga por Hogwarts com seus olhos vidrados e sua cara muito magra usando roupas manchadas de sangue prateado. Sua história é trágica: ele era pretendente da filha de Helena Ravenclaw, e certo dia sua amada decide roubar o diadema de sua mãe, conhecido por dar inteligência a qualquer bruxo que o usasse, e em seguida foge para uma floresta na Albânia. Helena adoece e pede ao Barão que vá buscar sua filha, e o Barão obedece. Porém, quando encontra a moça, ela se recusa a voltar, e ele acaba por matá-la, e depois suicida-se. Helena vira a Dama Cinzenta, o fantasma da Corvinal. Por muitos séculos o diadema ficou perdido, pois a Dama Cinzenta o escondera em uma árvore na floresta e nunca dissera a ninguém onde encontrá-lo, mas Tom Servolo Riddle acaba por convencer a fantasma e lhe contar o paradeiro do Diadema de Howena Ravenclaw, e o transforma em Horcrux.
♦ Frei Gorducho – Fantasma da Lufa-Lufa
Fantasma de Hogwarts da casa Lufa-Lufa, sua antiga casa, quando era vivo.. É um fantasma muito amigável e receptivo com os primeiranistas. É acompanhado como fantasma residente por Barão Sangrento, fantasma da Sonserina, Nick-quase-sem-cabeça, fantasma da Grinfinória e pela Dama cinzenta, fantasma da Corvinal.
“- Alunos novos! – disse o frei Gorducho, sorrindo para eles.
- Estão esperando para ser selecionados, imagino?
Alguns garotos confirmaram com a cabeça, mudos.
-Espero ver vocês na Lufa-Lufa! -falou o frei.- A minha casa antiga, sabe?”
(PF07)

“Passaram por um grupo de freiras soturnas, um homem vestido de trapos que usava correntes e o Frade Gordo, um alegre fantasma da Lufa-Lufa, que conversava com um cavalheiro que tinha uma flecha espetada na testa.” (Câmara Secreta, cap 8)
“Reunimos um conselho de fantasmas, frei Gorducho foi a favor de dar uma chance a Pirraça, mas muito prudentemente, na minha opinião, o barão Sangrento fez pé firme.”
(CdF12)
♦ Dama Cinzenta – Fantasma da Corvinal
A primeira vez que ela aparece é quando Harry e Rony estão nos corredores do castelo procurando o Espelho de Ojesed, no primeiro ano. Harry descobre em 1997 que a Dama Cinzenta é Helena, filha da fundadora de Hogwarts Rowena Ravenclaw. Helena roubou o Diadema de Ravenclaw, de sua mãe, que tornava qualquer pessoa que o usasse mais inteligente, e depois fugiu para uma floresta da Albânia. Sua mãe estava seriamente doente, e mandou que o pretendente a noivo da filha a encontrasse e a trouxesse de volta. O Barão (Barão Sangrento) a encontrou, mas ela se recusou a voltar para casa, então ele a matou, e em seguida se matou. O Diadema de Ravenclaw havia sido escondido na floresta, e após séculos de estudantes pedindo à fantasma que lhes dissesse onde estava, ela deu a informação a Tom Riddle, que o transformou em Horcrux e o escondeu na Sala Precisa, acreditando que ninguém conhecia o lugar.
♦ Pirraça, o Poltergeist
O poltergeist de Hogwarts é um espírito indestrutível de caos e não é exatamente um fantasma. Passa todo o tempo atormentando os alunos e funcionários da escola (exceto o diretor) e o seu alvo favorito é o zelador Argo Filch. Como criatura sólida (ele não é um fantasma), Pirraça tem ainda mais liberdade para causar o caos, e é isso que ele faz.
♦ A Murta-Que-Geme
Murta é uma fantasma que assombra um banheiro feminino no segundo andar do castelo de Hogwarts. Tem uma personalidade muito sensível, pois se ofende com qualquer coisa, mesmo que não seja direcionada a ela. Passa a maior parte do tempo chorando e gemendo no boxe do banheiro em que morreu.
Ela era uma aluna da Corvinal que estudou em Hogwarts em 1943, quando foi morta pelo basilisco quando Tom Riddle o tirava da Câmara Secreta. A garota havia se escondido no banheiro porque Olívia Hornby estava caçoando de seus óculos.
Seu assassinato foi usado por Riddle para tansformar seu diário (conhecido na série como Diário de Tom Riddle) em Horcrux.
Depois de sua morte Murta decidiu atormentar Olívia, até que o Ministério interviu, e Murta teve que voltar ao banheiro. Pirraça sempre caçoa da fantasma quando tem uma oportunidade.
Ela esteve se encontrando com Draco Malfoy, quando o garoto estava sobrecarregado pela tarefa que Voldemort dera a ele, e acabou virando sua confidente. (EdP24)
“O fantasma atarracado de uma moça deslizou até eles. Tinha a cara mais triste que Harry já vira, meio oculta por cabelos escorridos e espessos, e óculos perolados.” (CS08)
♦ Professor Binns
Professor de História da Magia, Binns é o único professor fantasma e entra na aula atravessando o quadro-negro ou lousa. Suas aulas são muito maçantes e ele é distraído, sempre confundindo os nomes dos alunos. Reza a lenda que um dia, já muito idoso, morreu em frente ao fogo da sala dos professores e nem notou. Seu fantasma levantou-se e foi normalmente para a aula, deixando o corpo para trás.

2 comentários:

  1. tem um pequeno erro, na história da morte do barão sangrento diz que ele era pretendente da filha da helena, sendo que ele era pretendente da própria helena, filha de rowena

    ResponderExcluir