quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Espelho de Ojesed


“Era um magnífico espelho, da altura do teto, com uma moldura de talha dourada, aprumado sobre dois pés em garra. Havia uma inscrição entalhada no alto: Ojesed stra ebru oy ube cafru oyr on wohsi.” - (PF12)
É um espelho que não mostra o reflexo, mas o maior desejo da pessoa que olha para ele. Se OJESED for lido ao contrário, teremos a palavra DESEJO, o que reflete bem o significado do espelho. O termo em inglês (Mirror of Erised) também tem o mesmo significado, já que ERISED, ao contrário, é DESIRE, que também significa DESEJO.
No alto, está entalhada a frase “Oãça rocu esme ojesed osamo tso rueso ortso moãn”, que, invertida, é “Não mostro seu rosto, mas o desejo em seu coração”.
Através do reflexo deste espelho, podemos de fato conhecer como verdadeiramente são as pessoas. Harry se vê parado diante do espelho, rodeado pela sua família. Voldemort, por sua vez, veria a si mesmo, imortal e poderoso.
“- Ele nos mostra o que desejamos… Seja o que for que desejemos…
- Sim e não – disse Dumbledore – Mostra-nos nada mais nem menos do que o desejo mais íntimo, mais desesperado de nossos corações. Você, que nunca conheceu sua família, a vê de pé a sua volta. Ronald Weasley, que sempre teve os irmãos a lhe fazerem sombra, vê-se sozinho, melhor que todos os irmãos. Porém, o espelho não nos dá nem o conhecimento nem a verdade. Já houve homens que definharam diante dele, fascinados pelo que viam, ou enlouqueceram sem saber se o que o espelho mostrava era real ou sequer possível. O espelho vai ser levado para uma nova casa amanhã, Harry, e peço que você não volte a procurá-lo. Se algum dia o encontrar, estará preparado. Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver, lembre-se. E agora, por que você não põe essa capa admirável outra vez e vai dormir?” –
(PF12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário