domingo, 20 de novembro de 2011

Chapéu Seletor

O Chapéu Seletor pertenceu a Godrico Gryffindor, um dos quatro fundadores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. O Chapéu transmite hoje as mensagens que foram criadas originalmente pelos quatro fundadores da escola, além de definir qual aluno vai para qual casa de Hogwarts, quando os mesmos entram na escola no primeiro ano. Essa escolha é feita a partir da análise das maiores qualidades e defeitos de cada aluno, sendo que o Chapéu, profundo conhecedor de cada uma das qualidades que cada fundador de Hogwarts mais prezava, é responsável por analisar essas características em cada novo aluno, para, baseado nelas, definir em qual casa da escola o aluno deve ficar.

O Chapéu Seletor fica durante o ano todo na prateleira do escritório e residência do diretor de Hogwarts, mas durante o dia que antecede o primeiro dia letivo na escola, o Chapéu é colocado em uma velha banqueta no palco do Salão Principal, durante o banquete de boas-vindas. Após isso, a professora Minerva McGonagall coloca o Chapéu na cabeça de cada aluno, chamando um a um conforme a ordem de sua lista. Após analisar, o Chapéu abre sua larga boca e proclama para qual casa o aluno em questão deve ir.
O Chapéu Seletor cumpre um papel muito importante na vida de um bruxo, pois a casa a que ele pertence durante a escola, o marca durante toda a sua vida, tanto na sua maneira de ser, como nas suas amizades.
O Chapéu Seletor nunca errou, mas há casos interessantes a se citar sobre ele, como:
  • O Chapéu Seletor normalmente coloca os membros de uma família na mesma casa, mas há casos (como o de Sirius Black) em que o Chapéu não seguiu essa regra, pois toda a família de Sirius pertenceu à Sonserina, enquanto o próprio Sirius pertenceu à Casa Grifinória.
  • O Chapéu Seletor considera que Harry Potter teria se saído melhor se estivesse na Sonserina, pois o Chapéu enxergou muitas qualidades em Harry que Salazar Slytherin (o fundador da casa) tanto prezava. No entanto, Harry pediu ao Chapéu Seletor que não o colocasse na Sonserina, e assim o mesmo o fez, colocando Harry na Grifinória. Segundo Alvo Dumbledore, isso aconteceu porque “São as nossas escolhas, Harry que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades” (CS18).
  • O Chapéu Seletor, por ter vivido durante mais de mil anos, já passou por muitas situações na sociedade bruxa. Por causa disso, quando acha necessário, dá conselhos aos alunos, baseando-se em seus conhecimentos, que são, na verdade, os conhecimentos dos quatro fundadores de Hogwarts reunidos.
A cerimônia em que o Chapéu Seletor seleciona para qual casa de Hogwarts cada aluno deve ir, inicia-se quando ele canta uma canção. Essa canção muda a cada ano, mas sempre traz as mesmas informações básicas, que são os critérios que ele usa para definir a escolha de qual casa deve pertencer cada aluno, assim como as qualidades que cada um dos quatro fundadores da escola mais prezava.
O Chapéu Seletor é descrito como sendo amarrotado e velho, remendado, desgastado e extremamente sujo. Para falar e cantar, ele usa um rasgo, que serve como sua boca. O Chapéu Seletor é capaz de ler os pensamentos de cada aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário