Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Varinha


A varinha é o item mágico através do qual os bruxos realizam feitiços, apesar de sabermos que é possível realizar magia sem o uso de uma varinha. Isso acontece quando o bruxo é obrigado a recorrer à magia em um momento de aperto, ou simplesmente por não saber controlá-la.
As varinhas são criadas com madeira e alguma substância mágica como núcleo. Suas características mágicas dependem do material com a qual foi fabricada. O Sr. Olivaras não utiliza cabelo de Veela por achar que fabrica varinhas temperamentais.
A varinha escolhe o bruxo, de acordo com Olivaras. Sabemos que a magia que une o dono à uma varinha se apofunda com o tempo, pois a magia do bruxo é absorvida pela varinha, e vice-versa. Esse parece ser um vínculo mágico importante. Harry Potter e Lord Voldemort parecem ter ido à extremos de magia, tanto consigo mesmos, quanto com suas varinhas. Quando a magia das duas varinhas se uniram em junho de 1995, as duas varinhas parecem ter compartilhado magias tanto delas próprias, quanto dos dois bruxos que as empunhavam.
Quando Voldemort tentou atacar Harry no céu no verão de 1997, sua varinha regurgitou um pouco da magia absorvida dois anos antes, como uma forma de proteção. Isso aconteceu, segundo Dumbledore, porque as varinhas eram irmãs. No entanto, para outras varinhas, a de Harry não tinha o mesmo poder extraordinário.
Sabemos também que uma varinha pode ser conquistada, e isso é muito importante na série. Quando o dono de uma varinha é derrotado por alguém, esse alguém ganha a lealdade da varinha. O maior exemplo disso é a Varinha das Varinhas, a varinha mágica mais poderosa que existe, que por séculos passou de mão em mão, por assassinato, porque, segundo acreditavam, era uma varinha invencível.
Harry ganha a lealdade da varinha de Draco Malfoy e da Varinha das Varinhas apenas tirando-a do garoto. Assim sabemos que não é preciso matar para ganhar a lealdade de uma varinha. Alvo Dumbledore se apoderou da Varinha das Varinhas após derrotar Gerardo Grindelwald, que por sua vez a roubou de Gregorovitch. Quando Lord Voldemort descobre que Dumbledore era o possuidor da Varinha das Varinha, pega-a do túmulo de Dumbledore, mas vendo que a varinha não estava funcionando perfeitamente, mata Severo Snape achando que assim será o verdadeiro dono. A varinha continua a não o servir direito, pois Harry é seu verdadeiro senhor. Isso acontece porque Snape jamais foi dono legítimo da Varinha por ter matado Dumbledore, já que foi Draco que desarmou o diretor primeiro e também porque a morte do diretor de Hogwarts foi premedidata pelos dois bruxos. Ao desarmar Draco na Mansão dos Malfoy, Harry torna-se o mestre da varinha. Então, quando o garoto e o você-sabe-quem travam o duelo final, Voldemort lança a Maldição da Morte, e Harry um Feitiço de Desarmar: a Varinha, porém, incapaz de atacar seu próprio senhor, é submetida ao Feitiço de Harry, e a Maldição acaba Voltando para o próprio Voldemort.
Harry prefere não usar a Varinha, e apenas a usa para consertar a sua varinha de fênix quebrada.
Varinhas da série cuja composição são conhecidas:
  • Fleur Delacour: Vinte e quatro centímetros, inflexível, feita de Jacarandá e núcleo de cabelo de Veela.
  • Cedrico Diggory: Trinta centímetros, flexível, feita de Freixo e núcleo de pêlo de unicórnio macho.
  • Dumbledore: Varinha das Varinhas, aparentemente feita de sabugueiro.
  • Hermione Granger: Feita de Videira e núcleo de corda de coração de dragão.
  • Gerardo Grindelwald: Varinha das Varinhas, aparentemente feita de sabugueiro.
  • Rúbeo Hagrid: Carvalho, quarenta centímetros, meio mole.
  • Vítor Krum: Vinte e seis centímetros, rígida e grossa, feita de Bétula e núcleo de corda de coração de dragão.
  • Belatriz Lestrange: Trinta e dois centímetros, rígida, feita de Nogueira e fibra cardíaca de dragão.
  • Neville Longbottom: Até o quinto ano Neville usou a varinha de seu pai, que foi quebrada na batalha do Departamento de Mistérios. Depois ganhou uma de Cerejeira e pêlo de unicórnio.
  • Draco Malfoy: Vinte e cinco centímetros, flexível, feita de Pilriteiro e núcleo de pêlo de unicórnio.
  • Lúcio Malfoy: Olmo e núcleo de fibra de coração de dragão.
  • Narcisa Malfoy: Descrição desconhecida. Ela deu-a ao filho durante a Batalha de Hogwarts.
  • Pedro Pettigrew: A primeira varinha não sabemos a descrição. A segundo tem vinte e três contímetros e meio, quebradiça, feita de Castanheira e fibra cardíaca de dragão.
  • Harry Potter: Vinte e oito centímetros, maleável, feita de Azevinho de pena de Fênix (Fawkes).
  • Tiago Potter: Vinte e oito centímetros, flexível, feita de Mogno. Boa para transformações.
  • Lílian Potter: Vinte e seis centímetros, farfalhante, feita de Salgueiro. Boa para encantamentos.
  • Tom Riddle: Trinta e cinco centímetros, núcleo de pena de Fênix (Fawkes).
  • Dolores Umbridge: sem especificações, mas descrita como estranhamente pequena.
  • Rony Weasley: Sua primeira foi a varinha velha de Carlinhos, era de Freixo. Ela quebrou em 1992, então ele ganhou uma nova: 11”, feita de Salgueiro e núcleo de pêlo de unicórnio: vinte e dois centímetros e dois décimos, feita de Cerejeira e núcleo de pêlo de unicórnio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário